Fórum Latino-Americano de Editoração Cientifica em Enfermagem Edição 2016

Sección: Noticias

Autores

Isabel Amélia Costa Mendes, Carla Arena Ventura, Maria Helena Marziale

Titulo:

Fórum Latino-Americano de Editoração Cientifica em Enfermagem Edição 2016

Mobilizar pesquisadores e, especialmente, lideranças da editoração de periódicos científicos de enfermagem em prol da qualidade da comunicação científica foi a meta do Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem, que conseguiu atingir os objetivos: reunir editores de periódicos de enfermagem e interessados na temática para discutir sobre estado da arte, políticas, desafios e estratégias em busca contínua da excelência em editoração, todos interessados em fortalecer a editoração cientifica na Enfermagem da América Latina e em incentivar o desenvolvimento de competências em editoração para uma gestão do conhecimento e para a qualificação da difusão cientifica nesta área.

Sob a responsabilidade e iniciativa do GEPECOPEn, com parceria do GEPESADES, e o apoio da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e de seu Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, o evento contou com 97 participantes, oriundos de 8 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos da América e Espanha, Cuba). Estiveram presentes representantes de 13 estados e de 29 municípios brasileiros (Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

A riqueza do temário abordado e discutido, somado à variedade e expertise de Editores de 26 periódicos, bem como de pesquisadores experientes e em formação deram o alto tom do evento.
A programação desenvolvida contou com 27 palestrantes, na abertura e contextualização do evento houve a conferência ministrada por representante da Bireme sobre “Qualidade da publicação científica da enfermagem e perspectivas de avanços”.

Após sessão de “Periódicos em exposição: aproximando editores e autores”, houve uma sequência de três mesas-redondas: Experiências de gestão editorial e perspectivas de impacto da publicação, Gestão editorial da enfermagem brasileira: lições aprendidas, Em busca de superação de desafios na gestão de periódicos na Enfermagem Brasileira.

Realizou-se também, no primeiro dia, a reunião anual da Rede IberoAmericana de Editoração Cientifica em Enfermagem (RedEDIT).

No segundo dia foram desenvolvidas conferências, conforme programado: “Indicadores cienciométricos de repercussão internacional da produção de enfermagem”, seguida por “Indicadores sociais de publicação científica”.

A mesa redonda “Gestão editorial de periódicos de enfermagem na América Latina: a evolução conquistada” trouxe a experiência do Chile e da Colômbia e na sequência os participantes foram brindados com a conferência: “Estratégias da PAHO para dinamizar o conhecimento científico na região das Américas”.

O tema “Classificação de Periódicos: critérios da área de Enfermagem na CAPES” foi seguido por considerações sobre fomento do CNPq a publicações científicas, através de representantes da área nos dois órgãos brasileiros.

A sessão “Voz dos autores de A voz dos editores” convergiu para a Assembleia de Editores, que teve a finalidade de deliberar sobre proposta de Declaração Ribeirão Preto Editoração em Enfermagem. Esta declaração foi aprovada por todos os presentes e constará no site de todas as revistas integrantes da RedEDIT, bem como do site da RedEDIT. Deliberou-se também que cada um dos periódicos terá o em seu site e em suas páginas de Facebook e Twiter um link para a RedEdit: http://www.braziliannursing.com.br/rededit/

A programação completa, com dados dos conferencistas, encontra-se no site próprio evento em http://www.braziliannursing.com.br/editoracaocientifica/ que abrigará arquivos em pdf de todas as palestras do evento, conteúdo cedido pelos autores, que será mantida em acesso aberto.