3
Aladefe

Aladefe

OCTUBRE 2016 N° 4 Volumen 6

Falecimento da Professora Roseni Rosângela Sena

Sección: Noticias

A professora emérita Roseni Rosângela Sena, morreu o passado 26 de setembro. Diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na gestão 1998-2002, e diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), desde 2015. Membro do Conselho Assessor da ALADEFE,foi uma referência para a enfermagem latino-americana ao longo de sua carreira.

As diretoras da Escola de Enfermagem da UFMG, professoras Eliane Marina Palhares Guimarães e Sônia Maria Soares, destacaram que “a professora Roseni Sena era profissional a frente do seu tempo, que se destacava pela dedicação, dinamismo e capacidade de trabalho, sempre com ideias arrojadas e desafiadoras, como dizia: primeiro você cria o problema, depois você busca a solução. No seu percurso profissional projetou a Escola de Enfermagem no cenário nacional e internacional, destacando o potencial da unidade na formação profissional em todos os níveis e na articulação com os serviços de saúde. Destacou-se pela produção científica trazendo contribuições expressivas para o cenário da formação e prática profissional. Participou ativamente das entidades de classe, buscando o reconhecimento e fortalecimento do trabalho da enfermagem em todos os campos de atuação e seu nome ficará marcado para sempre na história da Enfermagem.”

Trajetória

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1977, mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989 e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1996. Em 2007, recebeu o título de Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou no Programa de Pós-graduação.

Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Foi Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim de 2009 a 2014. Ocupou os cargos de chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública de 1996 a 1988 e diretora da Escola da Escola de Enfermagem de 1998 a 2002.

Em 2001, recebeu a medalha do Mérito da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Em 2003, foi coordenadora de serviços técnicos especializados da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Em 2004, consultora para desenvolvimento de projetos de desenvolvimento social, da Fundação Kellog.

Em 2015, recebeu a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubistchek, do Governo do Estado de Minas Gerais e o Prêmio Anna Nery 2015, do Conselho Federal de Enfermagem.

(Extraído da nota publicada pela Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG).