3
Aladefe

Aladefe

OCTUBRE 2016 N° 4 Volumen 6

Enfermeira Brasileira foi outorgada com honoris causa por universidade canadense

Sección: Noticias

Autores

Dra Silvana Martins

Em 14 de junho de 2016, a Professora Doutora Isabel Amélia Costa Mendes foi convocada pelo presidente da Universidade de McMaster para receber título honorário. Em sessão pública, o Presidente, Dr. Patrick Deane dirigiu-se, em seu discurso, ao Chanceler Labarge assinalando que, por decisão do Senado da McMaster Univesity, este lhe tinha dado a autoridade e a honra de apresentar a Professora Isabel, mencionando sua carreira acadêmica como professora na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, sua liderança na pesquisa como coordenador do Comitê Consultivo Multidisciplinar de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil em dois mandatos. Ele a descreveu como uma pesquisadora prolífica, cujo trabalho em Inglês, Espanhol e Português influenciou e influencia diferentes aspectos da enfermagem, enfatizando seu papel como editora e fundadora da Revista Latino-Americana de Enfermagem, assim como sua participação no Comitê Editorial revista Nursing Ethics.

“O trabalho da Dra. Mendes tem avançado no intercâmbio de conhecimento de maneira significativa, especialmente nas regiões de escassos recursos. Ademais, ela tem sido fundamental no desenvolvimento da consciência e da importância e necessidade da investigação para orientar as autoridades de saúde e dos governos para melhorar os serviços de educação e de saúde.”
Na análise de seu currículo, o Dr Patrick disse que a Dra Mendes tem desenvolvido um trabalho relevante "para unir os enfermeiros no Brasil, nas Américas e no mundo todo", ilustrando a sua liderança:

  • Na coordenação de acordos acadêmicos entre sua instituição de origem e a Inter-American Drug Abuse Control Commission of Organization of American States de 2002 a 2006, para desenvolver competências de enfermeiros de dez países latino-americanos na investigação sobre álcool e outras drogas;
  • Como Secretária Geral da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia durante sete anos;
  • Como Diretora do Centro Colaborador da OPS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem desde a mais de uma década;
  • Em sua participação na Telenursing Network Advisory Group do International Council of Nurses;
  • Na International Society for Telemedicine and e-Health;
  • Como personalidade externa do Conselho Geral da Escola de Enfermagem de Coimbra, Portugal, por dois mandatos;
  • Pelo recebimento do premio da ALADEFE, Susana Espino.
  • Por ser identificada como a investigadora latinoamericana mais prolífica em enfermagem por um período de mais de quatro décadas.

Com estas considerações, entre outras, Dr. Patrick Deane finalizou desta maneira: “Chanceler Labarge, é um privilégio apresentar-lhe Isabel Amelia Costa Mendes, líder em enfermagem clínica, educação em enfermagem e investigação em enfermagem não somente em seu país, Brasil, mas também em todo o mundo. Assim, solicito, Chanceler Labarge, que confira a ela o grau de Doctor of Science, honoris causa”.