3
Aladefe

Aladefe

OCTUBRE 2016 N° 4 Volumen 6

Primeira Escola de Enfermagem de Portugal celebra 135 anos

Sección: Noticias

Autores

Prof. Fernando Henriques

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foi fundada em 1881 havendo registos de que a primeira aula ocorreu no dia 17 de outubro desse ano.

Inicialmente ligada aos Hospitais da Universidade de Coimbra, principal instituição de saúde da cidade, num modelo de organização, que tentava transpor as melhores práticas em desenvolvimento na Europa nesse tempo, tornou-se mais tarde, uma instituição de ensino de enfermagem autónoma e de referência.

Nos dias 20 e 21 de outubro decorrerá o Congresso Internacional “Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino” ao que se seguirá no dia 22 de outubro, a cerimónia comemorativa do aniversário da primeira escola de enfermagem de Portugal. Esta cerimónia decorrerá no Centro de Congressos de Coimbra, e para a qual se convidam todos os ex-alunos diplomados pela escola, antigos professores, demais colaboradores, e ainda todos os amigos da Instituição espalhados pelo mundo. Este dia comemorativo inclui diversos momentos culturais e históricos e incluirá um momento simbólico com a entrega das insígnias da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra a todos os ex-alunos presentes.

Ao longo destes 135 anos de existência, foi percorrido um longo caminhode desenvolvimento, que vai ser apresentado numa exposição comemorativa que abrirá ao público em 22 de outubro e ficará disponível para ser visitada durante um mês, no Centro de Convenções de S. Francisco em Coimbra.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra convida todos os que se interessam pela história da enfermagem, pela temática da qualidade do ensino, e todos os amigos da Instituição a associarem-se a esta iniciativa.